quarta-feira, 22 de maio de 2019

Ceará tem chuvas de até 120 milímetros; chove em mais de 130 municípios

Funceme prevê chuvas na faixa litorânea do Ceará e Região da Ibiapaba.

Vias ficaram alagadas e semáforos apagados com a chuva em Fortaleza. Os ventos
chegam à velocidade de 60 km/h, segundo o Inmet — Foto: João Pedro Ribeiro
Houve chuvas em pelo menos 133 das 184 cidades do Ceará entre as 7h da terça-feira (21) e a manhã desta quarta-feira (22), segundo balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Morada Nova, no Vale do Jaguaribe, teve a maior precipitação do estado no período, com 120 milímetros, segundo boletim divulgado às 11h20. Também houve chuva forte em Fortim (117 milímetros), Pacatuba (111,2 milímetros), Itaitinga (110,5 mm), Nova Russas (110,0 mm), Eusébio (102,0 mm), Ipueiras (101,0 mm), Maranguape (96 mm), Pires Ferreira (86 mm) e Horizonte (77 mm).
Segundo a Funceme, nas análises realizadas na tarde de terça-feira, os meteorologistas já haviam reforçado que a região Nordeste seguiria sob influência de áreas de instabilidade que se deslocaram do oceano Atlântico e adentraram o continente.

“Estas áreas estão associadas à atuação do Cavado de Altos Níveis (CAN), que está sobre o oceano, próximo ao leste do Nordeste. Ao longo de hoje, este sistema tende a se afastar, reduzindo as condições de chuva para esta quinta-feira (23)”, comenta o meteorologista Raul Fritz.

Previsão do tempo

Diante do cenário atual, a Funceme prevê, para quarta, céu nublado com eventos de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba. Já nas macrorregiões Jaguaribana e do Sertão Central e Inhamuns, as precipitações deverão ser isoladas, isto é, com uma menor área de abrangência, além de apresentarem céu mais claro (nebulosidade variável). No sul do Ceará, onde está o Cariri, a indicação é de possibilidade de chuva.

Com a dissipação do Cavado, a quinta-feira deverá ser de chuvas mais reduzidas em relação ao intervalo entre esta terça e hoje. Segundo a Funceme, a previsão é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva na faixa litorânea. Nas demais regiões, céu com cobertura variável de nuvens, sem indicação de condições favoráveis às chuvas até este momento.

Já a partir da próxima sexta-feira (24), há a tendência da formação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) cujo posicionamento deverá voltar a contribuir para mais precipitações sobre áreas mais ao norte do Ceará.

Leia mais em: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do blog IRAPUAN PINHEIRO NOTÍCIAS